ANDERLE NEUROCIRURGIA, NEUROLOGIA E CIRURGIA DE COLUNA

Filosofia de Trabalho

Dr. Diogo Anderle é um médico que faz do trabalho uma extensão de sua vida. Isso não significa ser uma pessoa que apenas trabalha ou não possui vida pessoal. Muito pelo contrário, significa que os valores que ele carrega em sua vida pessoal são os mesmos que leva para seu trabalho.

De forma ética e humana, Dr. Diogo abraça a proposta de, dentro de suas possibilidades, oferecer sempre as melhores soluções para cada paciente, com honestidade em relação às propostas de tratamento e de resultados.

Na visão do neurocirurgião e neurologista, cada um dos pacientes deve realmente ser tratado com educação, atenção, empatia e amor. E, sobretudo, com transparência em relação ao que pode ser realizado em termos de tratamento em cada caso e aos resultados de tratamentos cirúrgicos e clínicos.

Dr. Diogo não preza pelo oferecimento de tratamentos milagrosos. Assim, antes de qualquer tipo de tratamento, seja em neurocirurgia, neurologia ou doenças da coluna, as orientações são oferecidas da forma mais clara e sincera o possível.

Em cada tipo de cirurgia oferecida pela Anderle Neurocirurgia, Neurologia e Cirurgia de Coluna, há a participação de algum membro do grupo com grande experiência em cada doença. As cirurgias são sempre feitas em equipe, e cada profissional possui casuística cirúrgica extensa para o tratamento da doença em questão.

Os procedimentos cirúrgicos são realizados em Hospitais com condições adequadas para tal, com toda tecnologia disponível, visando a otimização dos resultados.

Uma virtude para aqueles que nascem com ela e um precioso aprendizado para todos (isso nos inclui também). Deve ser treinada. Sem paciência não temos tolerância tampouco empatia. Empatia é a capacidade de colocar-se no lugar de outrem. Entretanto, uma severa consideração deve ser feita. É muito claro que quando, por evidências claras, este alguém quer tirar alguma vantagem desnecessária, você deve afastar-se, mas não por ofensa (que é um ato do Ego) mas sim para proteger esta pessoa dos maus que essa atitude pode gerar para ela mesma e para os seres que com ela convivem. Mas, voltando a paciência, de forma um pouco mais objetiva, quero dizer que em muitos casos ocorre o seguinte:

  • O diagnóstico não é claro no determinado momento, necessitando de TEMPO para ser concluído;
  • A conduta às vezes deve ser cautelosa, necessitando vários passos para a sua conclusão (entre eles observação do quadro clínico, bloqueios e infiltrações, e avaliações com outros especialistas);
  • O paciente tem plena liberdade e direito de procurar outro especialista da mesma área para uma segunda opinião. No entanto, o conhecimento adquirido pela Anderle Neurocirurgia, Neurologia e Cirurgia de Coluna isto gera em alguns casos mais problemas do que soluções, em outros é benéfico. Mas não temos argumentações neste sentido;
  • A falta de paciência pode fazer com que pacientes sejam operados de forma precoce e desnecessária em algumas circunstâncias ou, que recebam diagnósticos fechados de forma inicial.

Isso com certeza não se obtém na Internet. Clareza é outra virtude nata ou obtida. Informações dramáticas, especulativas ou sensacionalistas, não oferecem informações adequadas para nossos problemas, tampouco informações preconceituosas de terceiros (por exemplo, quem utiliza o medicamento Gardenal possui declínio cognitivo ou que antidepressivos ou a própria Ritalina gera algum tipo de adicção).

A clareza nos faz enxergar além do óbvio. Vamos chamar de segunda atenção, na qual o indivíduo analisa a situação como um todo, sem se prender à um ponto de vista rígido. Faz com que o indivíduo realize análises em um nível mais profundo, para sua tomada de decisões.

Como uma antítese da paciência, a falta de clareza, faz com que o paciente não realize o tratamento prescrito seja conservador ou cirúrgico. O que possivelmente pode comprometer o resultado final.

Essas considerações são extremamente superficiais, tais como um lago, as águas profundas são mais claras, calmas e, sem sombra de dúvidas, oferecem um conhecimento mais apropriado da doença ou condição médica em questão.